domingo, 15 de novembro de 2009

Tg 1.1-4 "Alegrando-se nas Provações"

Sermão Expositivo – Culto de Jovens: 07/11/2009
Igreja Batista Missionária de Campos Elíseos – Luiz Brito



Alegrando-se nas Provações.

Tiago 1. 1 – 4

Introdução sobre a carta: Tiago escreve essa carta a judeus/cristãos que estavam dispersos por causa das perseguições dos romanos e de seus próprios patrícios (judeus). Ainda hoje existem muitas controvérsias sobre o autor desta carta. Levando em consideração que Tiago era um nome comum na época. (Uma variação de Jacó). Os três possíveis autores desta carta, escrita cerca de 50 d.C, são: Tiago irmão de João, Tiago de Alfeu (que provavelmente era primo de Jesus), e Tiago irmão de Jesus. Como o primeiro foi decapitado por Herodes (At 12. 2), resta-nos os outros dois. Sendo que a maioria dos estudiosos atribui a autoria desta carta a Tiago o filho de Maria e Jose, irmão de Jesus (Mt 13. 55).

Introdução do Sermão: A introdução do primeiro sermão da série que expõe a carta de Tiago, está totalmente implícita ao primeiro versículo do livro.

V1.

A – “...servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo...” Tiago começa apresentando a autenticidade de seu ministério e sobre sua posição na obra de Cristo. Com esta declaração Tiago expressa o propósito de sua eleição para este oficio. Servo de Cristo! Deixa claro que ele é chamado por Deus para dirigir a Palavra aqueles irmãos.

B – O segundo propósito de Tiago neste versículo é mais uma vez afirmar a autenticidade de seu chamado, porém agora não quer descrever sobre seu oficio, como servo de Cristo, e sim como enviado D’Ele para levar a Palavra aos irmãos judeus que encontravam-se dispersos de Jerusalém.

V2. Tiago começa tratar com os irmãos desta igreja, a respeito de um assunto primário, porém fundamental do cristianismo. A que devemos responder positivamente mediante as aflições. Hoje essa doutrina tem sido esquecida, ou negligenciada pela maioria dos pastores. Com a propagação da pregação pautada na saúde e prosperidade, assuntos como esse são esquecidos a fim atrair pessoas que buscam somente alegrias, e prazeres momentâneos. Os propagadores desta teologia afirmam que os cristãos não podem sofrer nenhum tipo de problema, sendo de ordem financeira, de saúde, ou problemas circunstanciais. Afirmam que por meio da fé nunca ficamos doentes e que os que assim encontram-se na igreja, é por motivos de possessão demoníaca. Porém não é isso que a bíblia nos ensina! Tiago começa tratando sobre este exclusivo assunto, para formar identidade e caráter naqueles cristãos. Falar hoje sobre alegria nas tribulações parece algo diferente do que temos visto. Vivemos em dias onde a pregação é fundamentada no tele evangelismo, dominado pelos neopentecostais, e infelizmente pastores de igrejas históricas tem cedido às tentações deste movimento, fazendo deste falso ensinamento um fator doutrinário para sua igreja. Por esse motivo vemos tantos crentes superficiais e frustrados com o evangelho. Porém pela exposição desta carta, cremos que Deus a de restaurar nosso vigor e esperança pelas verdadeiras doutrinas do evangelho.

A – Em primeiro lugar devemos definir o que é alegria. Como definimos acima o tele evangelismo neopentecostal, define alegria como não sofrer nenhum tipo de problemas. Alegria para estes é viver longe de qualquer tipo de dor ou frustração, no que se refere à estabilidade financeira e estabilidade física do ser humano. Ensina que alegria é viver bem e gozando de privilégios materiais. Essa alegria que é pregado por estes, não só é diferente da alegria bíblica, como é uma alegria mundana, que está fundamentada, em objetos terrenos que a tornam este sentimento insaciável.




B – Porém alegria bíblia consiste em outro fundamento.


Antes de definirmos as profundezas da verdadeira alegria dos cristãos devemos definir melhor as provações e tribulações sofridas pelos cristãos, ensinadas nas escrituras.

C – Como dissemos esse ensinamento parece algo diferente, do que tem sido pregado hoje. Isso até para alguns de nossas próprias igrejas. Porém vejamos o que o Apostolo Pedro diz em sua carta:

I Pe 4. 12 “Amados não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse” – Pedro nos garante que as aflições, e provações não são coisas estranhas para nós crentes. Pois todos nós estamos sujeitos a este tipo de situação sobre nossas vidas. Por esse motivo não podemos achar estranho, mais devemos entender que como crentes não estamos isentos, porém o que nos difere dos demais é a conduta, ou o que faremos diante de tais problemas.

1 Pe 4. 13 “Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação de sua gloria vos regozijeis e alegreis” – Ou seja, as aflições também fazem parte da vida cristã, porém nossa reação diante delas deve ser de resposta positiva, ou seja de alegria.

D – Embora o texto diga que não deve nos parecer estranho tais situações, porém ficamos um tanto perplexos, com a idéia de termos alegria quando passar pelas provações. Parece coisa de louco! Ficar alegre diante de problemas? Vamos entender que isso é um principio do evangelho (1 Ts 3. 3), uma vez que nossa alegria não provem de coisas materiais ou mundanas.

Paulo nos da o exemplo quando afirma que está cheio de alegria diante de todas as suas tribulações:

2 Co 7. 4 “Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação; transbordo de gozo (alegria) em todas as nossas tribulações.

Cl 1. 24 “Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja”

Os cristãos devem ter alegria, diante de toda e qualquer aflição, pois nossa alegria não consiste em objetos terrenos e passageiros. Mais nossa alegria está fundamentada em algo maior.

E – Jesus não omitiu as aflições em seus ensinamentos. Porém Ele nos deu todos os motivos pelos quais podemos nos alegar diante delas:

Jo 16. 33 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo (Alegre-se), Eu venci o mundo.

F – Jesus ensinou que passaremos por dificuldades (Mt 5. 10-12), “...no mundo tereis aflições ...”, porém diante delas devemos ter alegria “...mas tende bom ânimo...”, e então por fim Ele nos da o motivo pelo qual podemos nos alegrar, o motivo pelo qual os discípulos se alegravam, o motivo pelo qual todo crente deve se alegrar independente de que situação o cerca “...Eu venci o mundo”, devemos nos alegrar, pois Aquele que é o fundamento de nossa fé, Aquele que é o portador de toda salvação, Aquele que resgatou-nos das trevas para sua maravilhosa luz. ELE VENCEU!

G – Podemos nos alegrar, independente do que aconteça, pois estamos firmados em uma rocha sólida, estamos fundamentados e sustentados por Aquele que verdadeiramente venceu o mundo! É por esse motivo que Tiago diz: “Meus irmãos tende grande alegria, quando passardes por várias provações”. Temos um exemplo em:

At 5. 40-41 “E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir. Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.”. - Essa é a alegria de servir a Cristo!

Podemos nos alegrar, mesmo que nas tribulações ou nas provações, pois Cristo venceu o mundo, e isso é motivo de alegria para nós (seus servos), pois por meios desta vitória sobre o mundo Ele nos garante o beneplácito de sua graça, pela salvação eterna.

Rm 8. 29-39 “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” - Esse é o motivo de nossa alegria. Não importa qual seja o problema nós nos alegramos, por Cristo venceu o mundo, nós nos alegramos pois Cristo nos escolheu, nós nos alegramos pois nada, ou seja absolutamente nada, pode nos separar do amor de Cristo Jesus nosso Senhor”.

H – Concluímos então o segundo versículo de Tiago, sabendo que podemos nos alegrar diante de qualquer situação, pois nossa alegria não é mundana e passageira, e sim eterna, e fundamentada Naquele que venceu.

Certa feita, um puritano disse: “...eu nunca vi na Bíblia Jesus sorrindo! Pelo contrario, ele chorou sobre o tumulo de Lazaro (Jo 11. 35), chorou sobre a cidade de Jerusalém (Lc 19. 41), a bíblia diz que Ele é homem de dores:

Is 53. 3 “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum...”

Podemos até achar as palavras desse puritano um tanto extremas, porém de fato não vemos na Bíblia Jesus sorrindo, e talvez podemos até perguntar: Então como Ele ensinou sobre alegria?

Leiamos:

Sl 45. 7 “Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.” – Jesus não demonstrou sorrisos, diante de coisas materiais deste mundo, mas a Bíblia diz que Ele foi a pessoa mais alegre deste mundo.

Por esse motivo, podemos nos alegrar, Ele venceu o mundo. E Tiago ensina isso com prioridade aos irmãos ao qual destina sua carta.

V3. Tiago ensina que além de nos alegrar diante das provações, ou tribulações, devemos também tirar proveito de tais situações para nosso aprendizado e amadurecimento pessoal. Tiago ensina que a provação produz em nós uma excelente virtude, a paciência. O Apóstolo Paulo nos relata uma experiência pessoal de como tirar proveito nas provações:

2 Co 12. 9-10 “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.”

V4. Tiago encerra seu ensinamento acerca da alegria nas provações, dizendo que a prova produzir a paciência, porém a mesma deve ser algo constante na vida do cristão. Ao ponto de fazermos dela em nossa vida como uma obra perfeita.

Rm 5. 2-5 “Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência. E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.



Que possamos aprender a nos alegrar em Cristo diante das adversidades, e que em nossas vidas possam ser constantes a virtude da paciência. Que Deus abençoe a todos Amem.


2 comentários:

  1. Meu amigo recente....
    Que Deus abençoe seu ministerio e jornada teológica.
    Obrigado por suas considerações no Blog.

    Prof. Elias Lopes

    ResponderExcluir
  2. Como é difícil se alegrar na hora da 'fogueira', do sofrimento. Entretanto, como precisamos estar atentos pra entender que as
    provações podem ser o instrumentos de Deus, o ‘canto do galo’ pra nos acordar, para amadurecer a nossa fé, para que sejamos transformados.
    Parabéns pelo seu blog. Deus abençoe seu ministério.
    Regina Helena
    http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2012/01/eu-vi-o-senhor-isaias-61-8.html

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Frases de Quem Sabia o que Falar!!!

  • Ao olhar-se no espelho de Romanos 3 verá que está descrito em termos nada louváveis à sua justiça própria, mas ali estará descrito como morto, guiado pelos espíritos malignos, distanciado de Deus, nas trevas, pecaminoso e condenado" (Elias Lopes)
  • “Se porventura conseguirmos atingir uma genuína compreensão desta Epístola [Romano], teremos aberto uma amplissima porta de acesso aos mais profundos tesouros da Escritura.” (João Calvino)
  • “Verdadeiro arrependimento é parar de pecar.” (Ambrósio)
  • "Só usamos o termo "Calvinista" como apelido...A doutrina que chamamos de Calvinismo, é a mesma que encontramos nos escritos de Agostinho, que é a mesma dos escritos do Apóstolo Paulo, que é a mesma ensinada por Cristo...o Calvinismo é o evangelho e nada mais" (Charles Spurgeon)
  • “Um simples cristão com a Bíblia na mão pode dizer que a maioria está errada.” (Francis Schaeffer)