segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Casamento! Uma aliança criada por Deus


Tema: Casamento! Uma aliança criada por Deus
Texto: I Co 7.39 (Casar-se no Senhor).


Introdução:
Casar-se no Senhor não significa casar-se em uma igreja ou ter uma cerimônia realizada pelo padre, nem tão pouco por um pastor. Mas significa entender o propósito Daquele que é o Senhor absoluto de todas as situações.


S/T: Existem 4 condições para que um casamento esteja firmado no Senhor

1ª Condição: Saber que o casamento é uma oportunidade de servirem melhor a Deus.
Foi o próprio Deus quem criou o casamento, então seria muita pretensão nossa achar que podemos ter um casamento feliz e duradouro sem a ajuda Dele. Existem duas maneiras de conhecer a vontade de Deus para o casamento: (1ª) Perguntando diretamente a Ele (Podemos fazer isso por meio da oração), (2ª) Por meio do manual que Ele nos deixou, (A Bíblia).
Devemos saber que antes dos propósitos de um para com o outro, é necessário entender os propósitos de ambos para com Deus. Por esse motivo sempre devemos recorrer ao auxilio de Deus para o bom andamento do nosso casamento.


2ª Condição: Respeito Mutuo.
Ambos precisam saber que são diferentes, vieram de famílias diferentes, costumes diferentes, e que essas diferenças devem ser respeitadas acima de qualquer satisfação pessoal. O respeito é um dos votos realizados na cerimônia do elasse matrimonial, pois trata-se de uma condição imprescindível para o bom andamento do casamento.


3ª Condição: Compromisso.
Ambos precisam saber que agora não vivem mais para promoverem sua alto satisfação, ou alto felicidade, e sim para promover a felicidade do seu cônjuge. O Senhor Jesus chamou esse compromisso de “Amor Sacrificial”


Ilustração:
Um casal após 50 anos juntos foram interrogados com a pergunta: - Qual o segredo da durabilidade e felicidade deste casamento?
O marido cheio de orgulho respondeu: - Durante 50 anos eu preparo o café da manhã para minha esposa e a parte que eu mais gosto do pão é a ponta, porém eu corto e dou para ela comer.
Os interrogadores fizeram a mesma pergunta para esposa, e sua resposta foi: - Durante 50 anos meu marido prepara o café, a parte que eu menos gosto do pão é ponta, porém toda manhã eu como, pois sei do seu empenho e compromisso ao preparar o café.


4ª Condição: Comunicação.
Essa condição é fundamental em um casamento, pois hoje os jovens são cheios de energia, vigor, força. Mas chegará um dia no casamento que a força, energia e vigor não serão mais os mesmos, por conta do tempo e da idade. E é nesse momento que contará o dialogo, a comunicação que foi construída ao longo da vida.
É triste ver um casamento que vive sem dialogo, aparente e de fachada, movido apenas pelas atrações físicas, pois este casamento jamais resistirá à prova do tempo.
 

Conclusão:
Como dizia o poeta popular “Toda longa jornada inicia-se com o primeiro passo”.
Essa união é o primeiro passo de um casamento abençoado por Deus e repleto de amor. Que Deus continue lhes abençoando a cada dia. Parabéns!

Soli Deo Gloria!

Luiz Brito



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Frases de Quem Sabia o que Falar!!!

  • Ao olhar-se no espelho de Romanos 3 verá que está descrito em termos nada louváveis à sua justiça própria, mas ali estará descrito como morto, guiado pelos espíritos malignos, distanciado de Deus, nas trevas, pecaminoso e condenado" (Elias Lopes)
  • “Se porventura conseguirmos atingir uma genuína compreensão desta Epístola [Romano], teremos aberto uma amplissima porta de acesso aos mais profundos tesouros da Escritura.” (João Calvino)
  • “Verdadeiro arrependimento é parar de pecar.” (Ambrósio)
  • "Só usamos o termo "Calvinista" como apelido...A doutrina que chamamos de Calvinismo, é a mesma que encontramos nos escritos de Agostinho, que é a mesma dos escritos do Apóstolo Paulo, que é a mesma ensinada por Cristo...o Calvinismo é o evangelho e nada mais" (Charles Spurgeon)
  • “Um simples cristão com a Bíblia na mão pode dizer que a maioria está errada.” (Francis Schaeffer)