segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Fortes chuvas castigam o sudeste a mais de 1 mês



Já virou rotina olhar para o céu de São Paulo em um fim de tarde e vê-lo com nuvens negras, despejando raios e trovões por toda a cidade, atrapalhando a volta pra casa dos trabalhadores; alagando casas e destruindo seus pertences.

O mês de janeiro de 2010 registrou a maior marca em volume de chuvas para o mês desde 1947 no município de São Paulo, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Até as 9h de ontem, quando terminou a contagem de 24 horas, foram registrados 480,5mm de chuva durante o mês. A maior marca atingida foi de 481,4mm em 1947. O Inmet começou a fazer medições no município em 1943. Segundo o órgão, nos últimos cinco anos, foram registradas precipitações acima dos 300mm em pelo menos quatro meses de janeiro. Além disso, foram registrados janeiros chuvosos em 1987, com 442,3mm de chuva, e em 1950, com421,8mm.

As chuvas mais intensas já provocaram a morte de pelo menos 69 pessoas desde 01 de Dezembro de 2009 no Estado de São Paulo. O balanço divulgado pela Defesa Civil indica ainda cerca de 25.000 desabrigados e desalojados, 34 cidades em situação de emergência e outros dois municípios em estado de calamidade pública. A principal causa das mortes foi deslizamento de encostas, responsável por 44 pessoas vítimas mortais, 15 foram levadas por enchentes e oito atingidas por raios, salientou o balanço da Defesa Civil.

Mas porque chove tanto nessa época do ano? Especialistas indicam que as frentes frias que chegam à São Paulo trazendo chuvas tendem naturalmente a permanecer um período maior de tempo sobre a capital. Geralmente, as chuvas ocorrem quando as frentes deixam o local em que se encontravam. No entanto, além desse fator, a chuva é resultante da combinação de altas temperaturas com crescente umidade do ar. De acordo com meteorologistas, as altas temperaturas aumentam a intensidade das nuvens e, consequentemente, das chuvas.

2 comentários:

  1. Olá Floriano,

    Passei para parabenizar seu post. e para lhe desejar umas boas férias...

    Abrçs.

    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Brito,

    Agradeço por todo o apoio que tem tem concedido nesta empreitada! Espero corresponder as suas expectativas...

    Obrigado. Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Frases de Quem Sabia o que Falar!!!

  • Ao olhar-se no espelho de Romanos 3 verá que está descrito em termos nada louváveis à sua justiça própria, mas ali estará descrito como morto, guiado pelos espíritos malignos, distanciado de Deus, nas trevas, pecaminoso e condenado" (Elias Lopes)
  • “Se porventura conseguirmos atingir uma genuína compreensão desta Epístola [Romano], teremos aberto uma amplissima porta de acesso aos mais profundos tesouros da Escritura.” (João Calvino)
  • “Verdadeiro arrependimento é parar de pecar.” (Ambrósio)
  • "Só usamos o termo "Calvinista" como apelido...A doutrina que chamamos de Calvinismo, é a mesma que encontramos nos escritos de Agostinho, que é a mesma dos escritos do Apóstolo Paulo, que é a mesma ensinada por Cristo...o Calvinismo é o evangelho e nada mais" (Charles Spurgeon)
  • “Um simples cristão com a Bíblia na mão pode dizer que a maioria está errada.” (Francis Schaeffer)