sábado, 19 de dezembro de 2009

Tg 1.9-11 "Provações Financeiras e a Verdadeira Prosperidade"

Sermão Expositivo – Culto de Jovens: 28/11/2009
Igreja Batista Missionária de Campos Elíseos – Luiz Brito





Provações Financeiras e a Verdadeira Prosperidade

Tiago 1. 9 – 11



Tiago está tratando com aqueles irmãos, sobre um assunto de grande repercussão nos dias de hoje. As provações financeiras de alguns irmãos, e o que é a verdadeira prosperidade.

Seja visto que em nossos dias, os tele-evangelistas, muito falam a cerca de conquistas, vitórias, prosperidade, riquezas e muitas outras promessas de estabilidades financeiras e conquistas de bens matérias. É claro que para isso acontecer (segundo esses marketeiros), é necessário uma “pequena” oferta, ou quer dizer um “sacrifício”.  (Veja a mais nova do mercado "Gospel")


Muitos em nossos dias têm negociado a Palavra, transformando seus púlpitos em verdadeiros balcões de vendas. Quando olho para o neopentecostalismo em nosso País, parece que vejo o mesmo cenário das indulgencias impostas pela igreja Romana na idade média.



(Não sou nenhum reformista, não creio que de tempos em tempos há necessidade de reformas, principalmente quando se trata do Evangelho, Único e Verdadeiro de Cristo. Porém creio que devemos orar para que Deus reavive nossas igrejas, como no tempo da reforma, e levante homens, como Calvino, Lutero, Agostinho e outros mártires para nossos dias).



Muitos têm abusado da fragilidade do nosso povo que é tão carente de saúde e prosperidade, que criaram um título, ou um tema para suas pregações baseadas nessa carência, com a finalidade de extorquir e enganar o povo com falsos discursos [Tg 1.22; ].



Porém o que a bíblia fala sobre o cristão e a riqueza? Ser rico é pecado? O crente que é pobre está em pecado, ou é infiel a Deus, como dizem os pastores da televisão?



O problema não está em ser ou não rico. Não existe problema nenhum em possuir dinheiro, o problema está em ser possuído por ele. A riqueza pode ser uma benção. Davi disse que as riquezas e glorias vem de Deus [I Cr 29.12].  Moises disse que é Deus quem mos da sabedoria para adquirir riquezas [Dt 8.18].  Salomão, além de adquirir sabedoria, Deus também lhe deu riquezas, mesmo que ele não as tenha pedido [I Rs 3.12-13]. A raiz de todos os males, não é o dinheiro, e sim o amor ao dinheiro [I Tm 6.10].



Tiago está tratando com aqueles irmãos, para que não tenham sua esperança e suas motivações somente nas coisas terrenas. Muitos fazer de tudo para conseguir o poder, dinheiro e fama. Muitos roubam, mentem, matam, casam-se, divorcia-se, desviam verbas dos cofres públicos (Veja o post: Vergonha dos Evangélicos), e tantas outras coisas, tudo por um único motivo. Riquezas e poder.



V9. Tiago volta ao tema de sua carta dizendo que o evangelho é maior do que aquilo que vemos aqui nesta terra. Tiago está trazendo a ênfase de que nossa riqueza é celestial. Pois se esperarmos somente nesta vida seríamos os mais miseráveis dos homens. [I Co 15.19]. Muitos estão atrás das riquezas deste mundo. Inclusive nas “igrejas”, que se pregam tais doutrinas. [Ap 3.17].



Tiago ao tratar sobre as provações financeiras e ensinar a verdadeira prosperidade, ele a trata em duas esferas, pois falava a uma igreja que tinha sérios problemas quanto as riquezas e status [Tg 2.1-7 ; Tg 2.15-16 ; Tg 4.1-3 ; Tg 5.1-8]. Tiago diz que tanto o rico como o pobre passa por esse tipo de provação. O rico é provado em sua avareza, o pobre é provado pela inveja.



V9 “Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação”



Tiago inicia falando aos irmãos sobre em que devem se gloriar. Onde deve estar o pensamento, o coração daqueles que são verdadeiros cristãos. Em outras palavras Tiago estão dizendo: - O pobre deve gloriar-se no que tem permanente no céu, e o rico deve gloriar-se no que não tem na terra. 1

Quando Tiago diz ao pobre para se gloriar no que ele tem no céu, Tiago está simplesmente, reafirmando um ensinamento clássico de Jesus no ser mão do monte.



Mateus 6.19-21
V19 “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam”



Assim como Jesus, Tiago estava ensinando que devemos ter nossas mentes, e vidas, voltadas para o céu e não para as coisas desta terra. Jesus está ensinando com grande excelência o porquê não devemos ajuntar tesouros na terra:



Porque são passageiros, momentâneos, falíveis, corruptíveis. Jesus cita que os tesouros desta terra podem ser facilmente alcançados por ferrugem e traças. E o que isso significa? Que elas têm o poder de consumir, desbotar, corroer, estragar, ou seja, a ferrugem deixa marcas, deforma os objetos tirando-as do seu estado original, fazendo com que o mesmo perca o sentido. Essa ferrugem é algo que faz toda riqueza perder o sentido, a graça, tornando-a insaciável no seu desejo de adquirir cada vez mais. Jesus descreve que os tesouros deste mundo não podem nos satisfazer por completo. Pois é facilmente corrompido. Jesus também diz que os ladrões roubam. Com isso Jesus quer mostrar a fragilidade dos tesouros desta terra.



V20 “Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam



Jesus ensina que nós devemos nos preocupar com as riquezas celestiais, pois essas são eternas e impenetráveis a qualquer tipo de ferrugem e corrosão. [I Pe 1.4 ; II Co 4.18].



V21 “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”



Se nossa mente estiver apenas nas coisas terrenas então, com toda certeza nós somos mundanos, e somos pobres e miseráveis nas regiões celestiais. 2



Voltamos ao texto de Tiago.


V9 “Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação”



Todos têm problemas nesta área da vida. Tiago está dizendo que as provações financeiras, são para os ricos e também para os pobres. Porém de maneiras diferentes.



V10 “E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva”



Tiago está falando que não adianta ser rico nesta terra, se for miserável nos céus. Por isso ele começa a destacar as características do rico apenas neste mundo.



Tiago fala da Flor e da erva, mostrando toda a fragilidade, deste que não tem esperança, pois sua vida passa, as riquezas passam e ele permanece um miserável espiritualmente. A bíblia nos dá dois exemplos de pessoas que passaram por provações financeiras, um muito rico, e outro muito pobre.



Lc 18.18-23



Um jovem se aproxima de Jesus, buscando saber mais sobre a vida eterna. Jesus lhes responde: - Você conhece os mandamentos? O jovem responde: - Os guardo desde a minha mocidade. Então Jesus pede para que esse jovem agora cumpra na pratica tudo aquilo que ele antes o havia observado na lei. Jesus pede que ele venda tudo que tem, reparta aos pobres, pois alcançaria um grande tesouro no céu. Porém o jovem se entristeceu, pois era grande sua riqueza, sobre esta terra. Muitos não querem viver a pratica do Evangelho. Tiago está falando de uma pratica cristã, Tiago está trazendo os ensinamentos de Jesus, de forma muito minuciosa, dizendo: - Olha não basta ouvir a mensagem, ou vir para igreja. É preciso viver o Evangelho.



O problema deste jovem, não era ser rico. Mas era ter o seu coração devoto ao dinheiro.

E Tiago explica que pessoas deste tipo são vulneráveis, entregues a este mundo, e as suas próprias concupiscências.



11 “Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos”



Neste ultimo versículo vemos os detalhes do que aconteceu com aquele jovem rico. Tiago diz que o sol sai com ardor. O sol pode ser representado como a justiça de Deus sobre todos os homens. Ou seja, todos são dependentes da graça comum de Deus para viver. Porém alguns crêem que o homem pode buscar a Deus para se salvar, porém isso não é verdade. O homem não pode produzir salvação, ou ao menos ter vontade de ser salvo (Veja mensagem sobre a concupiscência). Nicodemos foi ter com Jesus as escondidas e quando perguntou o que deveria fazer para ser salvo, Jesus lhes respondeu que deveria nascer de novo, o que a principio ele não havia entendido, pois não imaginava como um homem velho poderia tornar ao ventre de sua mãe. Então Jesus lhe diz que é nascer do Espírito, e que o homem não poderia se maravilhar, pois está impossibilitado de escolher, ou optar por nascer de novo. Jesus diz que O Espírito Santo sopra onde quer. Ou seja, a salvação é totalmente pela graça de Deus, ela começa em Deus e não de nós [Ef 2.8-9].



Aquele jovem procurou Jesus, porque estava sobre a graça comum, e a revelação comum de Deus, e Tiago ilustra isso com o sol que sai com ardor. Porém quando tal pessoa é exposta a lei de Deus (Não a lei teórica como aquele jovem a conhecia, mais a lei pratica do Evangelho), o homem natural simplesmente se entristece e logo abandona [Mt 13. 5-6 ; 20-21]. Tiago está falando sobre a realidade dos homens, e depois ele compara essa situação do homem caído, ao rico nos seus caminhos. O final será perdido, pois somente se preocupou com os tesouros dessa terra.



Também é verdade que o pobre passa por provações financeiras (Uhhhhh, e como passa). Mas temos que entender que, o problema não está em ser pobre. Aflições? Todos nós iremos encontrar (Veja a mensagem Alegrando-se nas provações), o problema é se deixar levar pelas situações, e começar a ter inveja. Isso é um problema para o pobre, da mesma forma que a avareza é para o rico.



Vejamos o caso de Asafe, no Salmo 73. Como ele mesmo descreve no verso 2 os seus pés quase se desviaram pelas provações financeiras. O Problema de Asafe, não foi o de passar por uma situação financeira difícil, e sim a de cobiçar, e invejar a prosperidade dos ímpios [Sl 73.1-17]. Porém quem era Asafe? Com certeza era um crente com “C” maiúsculo. Asafe é o que as igrejas hoje tentam colocar como “líder de louvor” (É claro que o mercado gospel de hoje não pode produzir líderes como aquele), Asafe profetizava sobre as ordens de Davi [I Cr 25.1-2 ; I Cr 15-19 ; I Cr 16.5-7 ; Is 36.3]. Asafe era um verdadeiro servo de Deus, porém escorregou ao passar pelas provações financeiras. Por isso Tiago escreve, devemos buscar a pratica do verdadeiro Evangelho, pois esse nos garante um tesouro no Céu. 


Essa é a vitória do crente, seja ele rico ou pobre, o importante é ter riquezas celestiais, onde a traça e ferrugem não alcançam e nem o ladrão rouba. Pois essa é a verdadeira prosperidade!



Que Deus venha nos abençoar, e nos fortalecer para que venhamos passar pelas provações financeiras, e permanecer firmes em Deus, gozando da verdadeira prosperidade: As riquezas celestiais.


 _________________________________________________
1 – Comentário Expositivo de Tiago – H. D. Lopes – Ed. Hagnos – Pag. 22/23
2 – Estudos no Sermão do Monte – D. M. Lloyd Jones – Ed. Fiel – Pag. 364

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Frases de Quem Sabia o que Falar!!!

  • Ao olhar-se no espelho de Romanos 3 verá que está descrito em termos nada louváveis à sua justiça própria, mas ali estará descrito como morto, guiado pelos espíritos malignos, distanciado de Deus, nas trevas, pecaminoso e condenado" (Elias Lopes)
  • “Se porventura conseguirmos atingir uma genuína compreensão desta Epístola [Romano], teremos aberto uma amplissima porta de acesso aos mais profundos tesouros da Escritura.” (João Calvino)
  • “Verdadeiro arrependimento é parar de pecar.” (Ambrósio)
  • "Só usamos o termo "Calvinista" como apelido...A doutrina que chamamos de Calvinismo, é a mesma que encontramos nos escritos de Agostinho, que é a mesma dos escritos do Apóstolo Paulo, que é a mesma ensinada por Cristo...o Calvinismo é o evangelho e nada mais" (Charles Spurgeon)
  • “Um simples cristão com a Bíblia na mão pode dizer que a maioria está errada.” (Francis Schaeffer)