domingo, 17 de janeiro de 2010

Carta a um jovem Batista que freqüentou reuniões judaicas.

Carta a um jovem Batista que freqüentou reuniões judaicas.




Olá Daniel, Graça e Paz.

[Criamos um nome fictício para preservar a imagem de nosso irmão]


Tenho certeza de que suas visitas a sinagoga foi algo de Deus, para que pudéssemos expandir as barreiras da iluminação do Espírito para nossa compreensão das revelações de Deus em Sua Palavra.



Na escola bíblica dominical foi posto por você algumas questões sobre, cultura, e nossa aproximação dos costumes judaicos. Gostaria de deixar como atribuição principal a leitura e meditação da carta aos Gálatas. Essa carta responde muitas das dúvidas que possam estar permeando sua mente agora. A carta aos Gálatas representa exatamente o que você está passando ou pensando sobre o assunto. Alguns irmãos judeus estavam constrangendo os irmãos gentios a cumprirem os rituais, dietas, e seguir as culturas judaicas. Tentarei responder sua pergunta, fazendo uma breve introdução da carta, e expondo alguns versos do ultimo capítulo deste livro.



Essa é uma carta que Paulo, escreve demonstrando muito pesar, lamento e tristeza. Por ver irmãos que foram chamados por Deus a fé cristã, se deixando corromper por falsos ensinamentos.



Alguns judeus que haviam passado para fé cristã estavam visitando os irmãos no intuito de ensiná-los a importância da circuncisão. Segundo esses pseudos missionários os novos cristãos gentios, precisavam da circuncisão para se salvar.  Eles ensinavam que a fé somente não poderia salvar o homem, mas que havia a necessidade de cumprir as obras da lei.

Em Filipenses 1 versos 15 – 18, Paulo declara que alguns pregam por inveja, outros por dinheiro e outros por amor. Na igreja de Filipos, as motivações de alguns dos pregadores, não estavam corretas, porém Paulo diz: “Mas o que importa? Contanto que Cristo seja pregado”, Paulo estava sendo tolerante a um falso ensino? De forma nenhuma, em Filipos as motivações de alguns pregadores estavam erradas, porém a mensagem do evangelho era a mesma, eles não alteraram o conteúdo da mensagem. Já em Gálatas foi justamente o conteúdo do evangelho que foi modificado, pois ninguém pode por outro fundamento que não seja somente a Cristo [Ef 2.20], a salvação é somente pela graça por meio da fé em Cristo [Ef 2.8-10]. Os supostos missionários judeus chegaram a Gálacia, anunciando outro fundamento, por isso Paulo chama de “outro evangelho” [Gl 1.8-9]. Não está errado judeus que se converteram continuar, com alguns costumes culturais, o que está errado é distorcer a centralidade do evangelho da graça de Cristo, ou colocar sobre não judeus tal fardo [At 15.10].

Paulo quando ficou sabendo que aqueles irmãos da igreja da Gálacia estavam sendo levados por um falso ensinamento, Paulo, por não poder ir até eles, então resolveu expressar as profundas verdades do evangelho de Cristo em uma carta dirigida aqueles irmãos.



Toda a carta de Gálatas traz ensinamentos profundos do que é o verdadeiro evangelho, e como o cristão é alcançado pela graça de Deus para salvação por meio da fé. Porém no Capítulo 6 a partir do verso 11, Paulo destaca com maior clareza e excelência do porque os gentios não precisavam das praticas judaicas.



Obs.: Gostaria que a partir de agora você acompanhasse a exposição dos versos pelo seu novo testamento judaico. [Que você ganhou nessa reunião]


V11Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão” Até aqui nos da a entender, que Paulo apenas ditava a carta para que alguns de seus secretários a escrevesse, porém agora ele diz: Eu preciso escrever de próprio punho o final desta carta, pois preciso colocar as palavras em letras garrafais, pois quero que isso fique fixado em suas mentes para que não mais sejam persuadidos pelos judaizantes. (Paulo nesta carta chama os missionários de judaizante, pois além de judeus eles queriam ensinar e propagar as práticas do judaísmo, por isso judaizantes).



Paulo expressa de forma muito pessoal essas ultimas palavras da carta aos Gálatas. Pois ele define e resume todo o teor de sua carta nas palavras descritas à diante.



V12Todos os que querem mostrar boa aparência na carne...” Paulo está dizendo que aqueles irmãos estavam vivendo de aparência, pois suas práticas, não condiziam com suas palavras. “...esses vos obrigam a circuncidar-vos...” Pois estavam colocando os gentios da igreja da Galacia sobre o julgo da lei. [Rm 6.14]. A lei, não foi feita para salvar o homem, mas para mostrar que ele não pode ser salvo pelos meios próprios. A lei é a clara revelação de Deus de que o homem encontra-se debaixo do pecado. A lei serve para mostrar ao homem o quanto ele é pecador e que não pode salvar-se [Ef 2.8-10; Rm 3.20; Rm 7.7-8] Ao menos que Deus tenha misericórdia a Graça [Rm 9.15-16; Ef 1.5]. A circuncisão não era um ato que poderia trazer salvação ao homem. Nem mesmo no Antigo Testamento a circuncisão significava garantia de salvação como estes estavam ensinando. Assim como a lei, servia para mostrar ao homem o quanto ele era impossibilitado de se salvar, a circuncisão servia para mostrar ao homem o quanto ele era pecador e caído. O homem vive em um estado de total miséria espiritualmente. Pois não há nele o mínimo senso de caminhar em direção a Deus. E isso é conseqüência do pecado original. O homem hoje vive: Morto no pecado [Rm 5.12 ; Ef 2.1], escravizado pelo pecado [Rm 7.14 ; Jo 8.34 ; Rm 7.23], filhos da ira [Ef 2.3], cegos da verdade divina [Ef 4.18], corrompidos de consciência [Tt 1.15-16], sem entendimento nenhum de Deus [I Co 2.14], inimigos de Deus [Rm 8.7] e entregues a todas essas condições sem nenhuma culpa mental [Rm 1.28]. É por isso que Jeremias escreve “Enganoso é o coração do homem, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jr 17.9 O coração do homem é enganoso, porque está sob a natureza caída do pecado original, e repleto de toda concupiscência.



A circuncisão foi um sinal de Deus para mostrar o quanto o homem é pecador. Colocando então um sinal em seu órgão para comprovar que a depravação total do homem se torna mais eminente na procriação.



Ex.: Você é salvo pela graça de Deus, limpo e justificado pelo sangue de Cristo, você se casa com uma moça que também é salva pela graça, limpa e justificada pelo sangue de Cristo. Porém agora vocês têm um filho, e esse filho já é salvo? Afinal de contas, o seu pai, é salvo, e sua mãe é salva, ele também já nasce salvo? Não! O homem só pode produzir pecadores, por esse motivo o sinal da circuncisão para mostrar ao homem o quanto nós somos pecadores, caídos, destituídos e carentes da misericórdia de Deus.



Mas será que os gentios não precisam desse sinal também? Só para lembrarem que são pecadores, e que precisam de Deus para ser salvos? Sim, os gentios também precisão de uma marca! Mas não é essa marca, e sim a marca da graça. [Fl 3.3 ; Rm 2.28-29; Cl 2.11]



Efésios 2.1-5 “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência, Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)"



As nossas marcas são outras, e Paulo irá falar delas mais a frente.

somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo”.  Paulo está dizendo que esses falsos mestres só estão constrangendo os irmãos à circuncisão, não por que estão preocupados com a salvação, ou com qualquer fator espiritual, mas estão usando isso com o único e exclusivo propósito, fugirem das perseguições. Paulo perseguiu a igreja [At 9.21; Gl 1.23], mas outros também perseguiam [At 5.40-41]. As vestes de Estevão foram postas aos pés de Saulo, porém quem os apedrejou foram outros judeus [At 7.54 – 8.2]. No livro de Tiago, o autor escreve a cristãos judeus que estavam dispersos por causa das perseguições dos Romanos e dos próprios Judeus. Esses estavam usando a circuncisão para fugirem da perseguição. Eles diziam, eu sou cristão! Mais também diziam, eu sou da circuncisão, temendo sofrer algum tipo de afronta de seus patrícios Judeus. Quanto para os cristãos verdadeiros isso é motivo de alegria [At 5.41].



V13Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei” Paulo mais uma vez está falando que esses que constrangiam os gentios a circuncidarem não eram guardadores da lei, mais eram hipócritas! mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne” Paulo está dizendo que eles queriam apenas usas as circuncisões dos gentios para se gloriarem em si mesmo, com se fosse um troféu. Em 1 Samuel 18.27 Davi corta 200 prepúcios para serem exibidos como troféus diante de Saul para que pudesse se casar com a filha do rei. E é exatamente isso que aqueles enganadores estavam fazendo, queriam apresentar aqueles irmãos como troféus. Assim como muitos pastores apresentam suas ovelhas como troféus, para gloria própria. Aqueles judeus, não tinham a preocupação com a salvação ou com qualquer fator espiritual sobre a vida daqueles irmãos, mais eles queriam apenas os exibi-los como troféus!



V14Mas longe esteja de mim...” Nesta carta em especial, Paulo fala de uma forma muito pessoal. Paulo foi autor de muitas cartas, porém poucas são as vezes que o vemos falar de si mesmo. Temos o exemplo da carta aos Romanos, é uma carta extensa, porém não vemos Paulo, falando de si. Porém nesta carta em especial Paulo está tratando de forma bem pessoal. Ele fala de si, como sendo uma autoridade reconhecida de Deus para o bom exemplo de como seguir o caminho de justiça. Paulo está tratando sobre a autenticidade de seu chamado para levar a mensagem aqueles irmãos. Será que como Paulo, estamos prontos para falar de nós como um exemplo a outros?



“...gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo...” Paulo está dizendo que só existe uma coisa na qual ele poderia se gloriar. Paulo, foi um homem dotado de muitas habilidades, foi criado aos pés de Gamaliel [At 5.34], portador de várias cidadanias [At 22.3], circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu dos hebreus, fariseu, perseguidor segundo o zelo, segundo a lei irrepreensível [Fl 3.4-6], Paulo tinha muito do se gloriar, muito mais do que aqueles judeus, que tanto se gloriavam em sua circuncisão, porém Paulo diz que só existe uma coisa na qual ele poderia se gloriar. A Cruz de Cristo! Isso parece um tanto estranho, pois a Cruz, era o pior castigo naquela época, era uma vergonha sem tamanho, e agora Paulo está dizendo que só existe uma coisa na qual ele pode se gloriar e é a Cruz de Cristo. E por que se gloriar em algo que para muitos não tem sentido algum? Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” I Co 1.18



Paulo quer dizer, que a Cruz é o único objeto no qual todo crente deve se gloriar, pois foi nela que Cristo nos resgatou da morte e do inferno para Sua maravilhosa luz.



“...pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo...” Paulo também está dizendo que pela Cruz agora não somos mais do mundo, estamos no mundo, porém não pertencemos a ele. Paulo está dizendo que a vitória dos cristãos sobre o mundo está na centralidade da Cruz de Cristo. É bem verdade que a Cruz, se tornou para a igreja romana e para alguns “evangélicos” de hoje, objeto de misticismo. Na idade média o Romanismo vendia lasca da Cruz de Cristo (O que se juntasse todas que foram vendidas, daria para fazer mais de 100 mil cruzes), hoje as igrejas usam a cruz como um objeto místico para exorcismo de demônios e tantos rituais bizarros que denigrem a igreja Brasileira. Mas o que Paulo está dizendo não é a Cruz como objeto místico, e sim como o principio do evangelho de Cristo para salvação dos que crêem. Paulo diz que o olhar para Cruz, o gloriar-se na Cruz nos garante a vitória sobre o mundo.



V15 – “Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma...” Paulo está dizendo que isso é coisa boba. Nem circuncisão nem incircucisão é alguma coisa. Paulo está dizendo que essa discussão é tola, pois não é isso que garante a um individuo a salvação, ou alguma justiça diante de Deus. “...mas sim o ser uma nova criatura” Mas o que de fato tem importância, não é o ritual, ou o simbolismo, e sim a pratica verdadeira de uma vida cristã transformada e regenerada pelo Espírito Santo por meio da pregação de fé [Gl 3.2-5].



Não importa se você é judeu ou gentio, se você é circuncidado ou incircunciso. O fato é você nasceu de novo? [Jo 3.1-8].



V16 – “E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus” Paulo agora está encerrando o assunto sobre quem de fato é o povo de Deus escolhido por Ele, para glória de Cristo. Aqueles judeus chegaram aquela igreja dizendo: - Nós somos o povo escolhido de Deus, os filhos de Abraão, os herdeiros da promessa! Porém Paulo agora está dizendo que o verdadeiro Israel de Deus é aqueles que andam conforme está regra! Gloriar-se na Cruz de Cristo, mantendo a sã Doutrina da salvação somente pela fé por meio da graça. Muitos hoje tentam caracterizar-se como povo de Deus trazendo tradições e objetos judaicos para o culto. Alguns colocam a menorah sobre sues púlpitos, ou criam replicas da arca da aliança, porém tudo isso é errado. O que nos caracteriza como povo de Deus, pertencente à aliança, filhos de Abraão, é gloriar-nos na Cruz de Cristo. [Tt 2.14; I Pe 2.8-9; Hb 8.6]. Paulo afirma que os que andam conforme esta regra são o Israel de Deus. Não precisamos da circuncisão, ou de qualquer outro ritual judaico. Somos salvos pela graça, por meio da fé em Cristo Jesus nosso Senhor.



V17 – “Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus” Paulo, agora está falando das marcas de Cristo. Aqueles judeus diziam que a marca de Cristo era a circuncisão, porém Paulo escrevendo a Filipos declara no capítulo 3 versos 3 que a circuncisão somos nós que andamos no Espírito, nos gloriamos em Jesus e não confiamos na carne. Paulo agora fala de outra marca, que ele trazia por pregar o puro e verdadeiro evangelho de Cristo, eram as chagar e cicatrizes que esse judeus estavam tentando evitar [V12]. Paulo está falando das afrontas que ele sofreu em suas viagens por amor a Cristo e por amor a Palavra de Deus.



São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos, Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas” II Co 11.23-28



V18 – “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito! Amém” Paulo faz a saudação final certo de que cumpriu seu propósito ao ensinar de forma fiel a sã doutrina de Cristo.




Podemos concluir que o importante não é ser judeu ou gentio, e sim gloriar-se em Cristo, e na mensagem da Cruz. Não há problemas nenhum em judeus cristãos guardarem seus costumes, pois eles gloriar-se-ão em Cristo. Agora há um grande problema em não judeus, se colocarem debaixo dos costumes judaicos, pois com tal atitude estará negando e suficiência de Cristo Jesus. Esses judeus que passaram pela Galacia, eram tão hereges como os pastores neopentecostais de nossos dias. Não há problemas algum em visitar a sinagogas cristãs, desde que o intuito seja gloriar-se em Cristo.


Tomara que essa exposição possa lhe ajudar a sanar algumas dúvidas, que Deus continue lhe abençoando. Que você possa adotar a saudação “Soli Deo Gloria” ao invés de “Shalom”, [Rsrs...brincadeira]



Obs.: Ao ler o Novo Testamento Judaico – Ed. Vida. Percebi no texto acima que a Cruz é tratada como estaca. Não sei se isso é praxe da editora ou se é do costume judaico cristão.

Porém gostaria de abordar um único ponto relevante sobre o assunto.

Em Gálatas 6.14 “Quanto a mim, Deus não me permita que eu me orgulhe de outra coisa a não ser da estaca...”



Eu procurei na internet uma imagem de Cristo crucificado em uma estaca, porém não encontrei (é a segunda vez que o google me decepciona), a única imagem que encontrei foi em um livro que adquiri para pesquisa das Testemunha de Jeová – O Maior homem que já viveu.



Porém gostaria que você usasse sua imaginação na sena que vou descrever agora. Jesus morto em uma estaca. A estaca era um madeiro parecido com um poste, onde Jesus ficou estirado com as mãos uma em cima da outra, com um prego transpassando suas mãos ou pulsos (conforme a cultura em questão). Da mesma forma os pés, um em cima do outro transpassados por um prego.



Agora eu pergunto. Se Cristo de fato foi pregado em uma estaca, com um prego segurando-lhe os pulsos (ou mãos), como explicar o texto de Jo 20.25?

“Assim que os outros talmidim lhe disseram: Vimos o Senhor!, ele replicou: Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos...”



O texto nesta mesma versão deixa claro que Jesus foi morto em uma Cruz e não em uma estaca, pois para prender as mãos em uma estaca é necessário apenas um prego, porém em Jo 20.25 vemos Tomé dizendo “os pregos, nas mãos”, só se usavam dois pregos para pregar alguém em uma cruz, não em estacas.


Que Deus continue te abençoando, e qualquer dia que você me convidar, gostaria muito de ir à sinagoga contigo. Abraços.



Luiz Brito.

Soli Deo Gloria!!!

Um comentário:

  1. Na Trad. João Ferreira de Almeida se usa várias vezes a palavra madeiro. Se está lá, é porquê tem uma razão.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Frases de Quem Sabia o que Falar!!!

  • Ao olhar-se no espelho de Romanos 3 verá que está descrito em termos nada louváveis à sua justiça própria, mas ali estará descrito como morto, guiado pelos espíritos malignos, distanciado de Deus, nas trevas, pecaminoso e condenado" (Elias Lopes)
  • “Se porventura conseguirmos atingir uma genuína compreensão desta Epístola [Romano], teremos aberto uma amplissima porta de acesso aos mais profundos tesouros da Escritura.” (João Calvino)
  • “Verdadeiro arrependimento é parar de pecar.” (Ambrósio)
  • "Só usamos o termo "Calvinista" como apelido...A doutrina que chamamos de Calvinismo, é a mesma que encontramos nos escritos de Agostinho, que é a mesma dos escritos do Apóstolo Paulo, que é a mesma ensinada por Cristo...o Calvinismo é o evangelho e nada mais" (Charles Spurgeon)
  • “Um simples cristão com a Bíblia na mão pode dizer que a maioria está errada.” (Francis Schaeffer)