segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Trajédias de Fim de Ano: qual seria a solução?


ANGRA DOS REIS - RJ


Pereira, Bassim, Repetto e Narciso. São esses os sobrenomes da maioria das vítimas dos deslizamentos em Angra dos Reis na madrugada do dia 1º de janeiro, de acordo com o Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro. Até o fim da tarde deste sábado, mais de 40 corpos tinham sido encontrados pelas equipes de resgate. Seis dos dez membros da família Pereira, vinda de Arujá, interior de São Paulo, morreram no deslizamento na região de Bananal, em Ilha Grande, distrito de Angra. Os bombeiros informaram também que quatro pessoas que estavam na residência alugada pelos Pereira se salvaram porque caíram no mar enquanto 17 casas e a pousada Sankay eram engolidos pela terra. Entre os sobreviventes está Flávio Larine, filho do prefeito de Arujá. Três membros das famílias Bassim e Repetto também morreram no deslizamento em Ilha Grande, identificou o IML, que evitou especular se há outros membros dessas famílias entre as vítimas da tragédia na cidade do litoral sul do Rio de Janeiro. Nessa área, 28 corpos foram encontrados até o início da noite deste sábado. No morro da Carioca, no centro de Angra dos Reis, um membro da família Narciso disse em entrevista a uma rádio local que perdeu sete pessoas no deslizamento na região pobre do centro de Angra dos Reis. Até agora o IML identificou uma mãe e seus quatro filhos e entre as 13 vítimas na área.

*Dificuldade de liberação
Os membros da família Narciso identificados pelo IML foram velados em uma escola neste sábado. Parentes reclamaram da lentidão do serviço de liberação dos corpos. A Prefeitura atribuiu o problema à falta de documentação das vítimas, insistiu que apenas o reconhecimento por um parente não é o bastante, mas prometeu acelerar os trabalhos. No caso da família Pereira, parentes virão de Salvador para trazer documentos que liberem os corpos. Bombeiros em contato com as equipes de resgate dizem que cerca de 40% do entulho foi removido até o fim desta tarde na região do Bananal. Além da busca por corpos, eles estão buscando documentos das vítimas com a ajuda de uma retroescavadeira pequena que chegou do Rio de Janeiro. Um aparelho de maior porte remove a terra à procura de corpos.

JARDIM ROMANO - SP



O prefeito Gilberto Kassab disse no domingo (10), em visita ao Jardim Romano, área alagada há mais de um mês na Zona Leste de São Paulo, que os moradores que têm casa própria regularizada no local receberão uma indenização. A prefeitura quer retirar todos os moradores dos bairros afetados. Na área, será construído um parque linear. Até agora, 367 famílias já se mudaram do bairro. A água ainda não foi embora e ainda atinge as casas. Durante a visita, Kassab ouviu reclamações dos moradores e percorreu três bairros do extremo leste de São Paulo: Jardim Romano, Itaim Paulista e Jardim Helena. Todos estão cobertos pela água há mais de um mês. O prefeito insistiu que o bombeamento da água é uma medida paliativa, e a solução é apenas a remoção total das pessoas. A prefeitura quer transferir cerca de 6 mil famílias das 12 áreas alagadas na várzea do Rio Tietê. Até agora, 1.900 já se cadastraram. “É uma impermeabilização excessiva, assim como o Jardim Romano nós temos na mesma região mais 11 comunidades. Precisamos tornar impermeabilização menos intensa. Precisamos transferir as famílias, demolir os imóveis e acelerar a construção do projeto do parque”, disse o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Frases de Quem Sabia o que Falar!!!

  • Ao olhar-se no espelho de Romanos 3 verá que está descrito em termos nada louváveis à sua justiça própria, mas ali estará descrito como morto, guiado pelos espíritos malignos, distanciado de Deus, nas trevas, pecaminoso e condenado" (Elias Lopes)
  • “Se porventura conseguirmos atingir uma genuína compreensão desta Epístola [Romano], teremos aberto uma amplissima porta de acesso aos mais profundos tesouros da Escritura.” (João Calvino)
  • “Verdadeiro arrependimento é parar de pecar.” (Ambrósio)
  • "Só usamos o termo "Calvinista" como apelido...A doutrina que chamamos de Calvinismo, é a mesma que encontramos nos escritos de Agostinho, que é a mesma dos escritos do Apóstolo Paulo, que é a mesma ensinada por Cristo...o Calvinismo é o evangelho e nada mais" (Charles Spurgeon)
  • “Um simples cristão com a Bíblia na mão pode dizer que a maioria está errada.” (Francis Schaeffer)