quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Nem Spurgeon Acreditaria!!!

Nem Spurgeon Acreditaria!!!





Quase ao final de seu ministério, Charles H. Spurgeon escreveu uma série de artigos intitulados por: “O Declínio”. Estava advertindo a igreja de seus dias quanto ao fato de que o cristianismo estava se tornando banal e pragmático. Spurgeon escreveu sobre os modelos, métodos, técnicas e estratégias que estavam sendo utilizados pela igreja de seu tempo, a fim de atrair os não-cristãos para as reuniões catalogadas como “evangelísticas”.

John MacArthur escreveu um livro cujo título é: “Com vergonha do Evangelho”, editado e publicado em português pela editora Fiel. Nesse livro, John MacArthr, que é pastor a mais de trinta anos da Grace Community Church, em Sun Valley, Califórnia, descreve de uma perspectiva amplíssima como as predições de Spurgeon estavam corretas quanto às diretrizes da igreja. O livro “Com vergonha do Evangelho” é uma verdadeira obra prima, por se tratar de exposições fidedignas das Escrituras e por permear suas idéias sobre as predições de um ilustre servo de Cristo como foi C. H. Spurgeon.



Porém o que vou apresentar agora são as conseqüências do declínio citado por Spurgeon, observado por MacArthur, porém extremado em nossos dias, de forma tão horripilante e bizarra que nem mesmo Spurgeon acreditaria nas conseqüências, ou onde desaguaria o declínio do evangelicalismo, com seus métodos pragmáticos de cultuar, na intenção de entreter pecadores.



“A apatia esta por toda parte. Ninguém se preocupa em verificar se o que esta sendo pregado é verdadeiro ou falso. Um sermão é um sermão, não importa o assunto; só que quanto mais curto melhor”
 (C. H. Spurgeon)



Spurgeon estava advertindo sobre o grande erro que os pregadores de sua época estavam cometendo ao trocarem a exposição fiel das Escrituras, por mero entretenimento. Steven J. Larson descreve esse episódio da seguinte forma: “A exposição da Palavra está sendo substituída por entretenimento, a pregação, por espetáculos teatrais, a doutrina, por obras dramáticas, e a teologia por manifestações artísticas”. Os pregadores da época de Spurgeon haviam descoberto uma forma de pregar sem ofender, ou sem confrontar, os pecadores, fazendo o sermão um tanto atrativo, tornando-o mais amigável, e aceitável entre os não cristãos. Em primeiro lugar eles virão que o melhor era não pregar textos que confrontavam suas práticas errôneas, pois isso poderia espantá-los, desta maneira seria mais eficiente (para o enchimento numérico do templo, é claro), pregar mensagens que satisfizessem seus anseios momentâneos, dando ao publico o que eles querem, mesmo que isso comprometa os fundamentos da doutrina Bíblica, prometendo a esses, conforto, felicidade e sucesso, mesmo que fuja de qualquer padrão moral descrito na Fiel Escritura. O segundo ponto que eles encontraram para fazer seus sermões, mais aceitáveis (e isso é a prova de que omitir as verdades bíblicas, somente, não faz do sermão mais aceitável), eles tiveram que dar ao publico aquilo que eles mais queriam. Promessas de prosperidade? Promessas de Sucesso? Curas? Não! Tiveram que oferecer, o que de fato os lobos querem, sermões mais curtos!!! Tiveram que substituir o sermão por uma programação de entretenimento. Vemos que com essa citação Spurgeon estava realmente preocupado com o quadro de onde a igreja poderia chegar com essa insanidade de substituir a pregação por divertimento, ou entretenimento. Mas será que Spurgeon poderia imaginas que chegaria a tal ponto?

Cantores alucinados cantam musicas no qual as letras não tem qualquer intuito de elevar os louvores a Deus, e dançam de maneira extravagante criando nos espectadores um momento de êxtase frenético, envolvendo-os em pulos, gritos, choros e emoções, fazendo-os pensar que tiveram uma experiência, com Deus. Mais que experiência? São emoções, e reações tão vazias, quanto às dos animadores destes palcos nocivos que diminuíram o tempo do sermão, para substituí-lo por dança, musica e gestos totalmente reprovados pela Bíblia.







Trocaram a mensagem por sensacionalismo barato, invenções de falsos mestres.  “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências” II Tm 4.3
Alguns pregadores (talvez pela falta de talento na música), criaram a tal da “unção”, para substituir o tempo da mensagem bíblica, a fim de atrair os muitos místicos que só querem ouvir palavras para seus próprios deleites. [II Pe 2.13]

Unção do celular, para não receber mais cobrança? Isso existe? Sim, em lugares que a Palavra foi jogada rua abaixo, o negócio da ultima moda é ungir celular!


Pregar a Palavra? Não isso não encherá nossa igreja (veja o post neste mesmo blog sobre os modelos de crescimento de igrejas). Pra que pregar a Palavra? Vamos inventar!
Que tal clamar de dentro do peixe?  Lembram-se do profeta Jonas? Agora é sua vez!!!


Alguns dizem: Seu pastor expõe a Palavra versos a verso? Prega sobre pecado, e aplica disciplina na igreja? Você não sabe o que está perdendo. O meu, sopra, passa o terno e da tapa no diabo. Isso é poder de verdade!!!







Agora nos vem a pergunta: Onde está Cristo em toda essa baboseira?  Onde está o a centralidade do Evangelho da Cruz? “E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível...” Rm 1.23
Cristo e Seu Evangelho foram simplesmente riscados da mensagem disseminada por esses marketeiros da fé cristã. Tirando a centralidade de Deus no culto e transferindo para si próprios, e suas invenções.

“Será que um homem que ama o seu Senhor estaria disposto a ver Jesus vestindo uma coroa de espinhos, enquanto ele mesmo almeja uma coroa de louros? Haveria Jesus de ascender ao trono por meio da cruz, enquanto nós esperamos ser conduzidos para lá nos ombros das multidões, em meio a aplausos? Não seja tão fútil em sua imaginação. Avalie o preço e, se você não estiver disposto a carregar a cruz de Cristo, volte à sua fazenda ou ao seu negócio e tire deles o máximo que puder, mas permita-me sussurrar em seus ouvidos: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” 
 (C. H. Spurgeon)



Estas palavras de Spurgeon, nos mostra claramente como será o ministério e a vida dos verdadeiros servos de Cristo (Veja neste mesmo Blog o post sobre: Alegrando-se nas Provações). Com isso Spurgeon temia que muitos estariam apresentando-se ao povo como um próprio deus, não querendo seguir os passos de Cristo, que foram de inteira humildade e dor, mas apresentando-se como auto-suficientes sobre tudo e todos. Será que não é muita pretensão de tais pregadores, acharem que poderão chegar a algum lugar tão glorioso sem passar pelos caminhos de tormentos que trilhou nosso redentor? Esses pastores fizeram de si, um outdoor para propagação do marketing de um “evangelho” pragmático e falido, que apresenta muita ostentação, felicidade, sucesso e prosperidade, mas na verdade sua trilha conduz a lugar muito diferente do prometido por Cristo aos seus.



Pastores usam sua influencia para vender consórcios imobiliários. Esse vídeo representa com um infinidade de clareza o que disse Spurgeon sobre diminuir o sermão. Esse pastor o anuncia em vinte segundo e logo depois anuncia as facilidade de se adquirir o tão sonhado imóvel, ou a conquista da casa própria. (Não deixe de aproveitar, é imperdível!!!)






Uns fazem propaganda da casa própria, outros fazem a campanha do cimento abençoado, para construção da casa própria.


Quando tratamos da auto-suficiência de alguns pregadores, que transformaram a gloria do Deus incorruptível em imagem de homens, estamos tratando de pregadores que se deixam levar pelo seu próprio ego, e se submerge em seus deleites e desejos. Se o seu pastor não tem um ônibus com seu rosto estampado ao lado, então talves você deve trocar de pastor, pois isso é o maior barato!!!!!



A auto promoção não tem limite entre esses marketeiros da fé. O nome pastor já não lhes cabe mais o negócio é se transformarem em bispo, ou até quem sabe um apostolo, ou ainda melhor, ser um PaiPostolo. Quando chegar nesse ponto ai você pode até trocar seu ônibus por um avião.



Irmãos, creio que temos muito a tratar e denunciar sobre esses muitos abusos do evangelicalismo moderno, porém imagino que devo parar por aqui, pois cada uma destas fotos e vídeos nos traz grande pranto, revolta, nojo  e outros  sentimentos que não conseguimos expressar.

Gostaria de terminar, dizendo que Spurgeon estava certo quando tratou sobre o declínio, porém imagino que nem mesmo ele acreditaria que chegaria a tal ponto.



“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis” Mt 24. 24-26



Que Deus continue nos abençoando, para que possamos ser firmes contra tais investidas, para que possamos anunciar a mensagem da Cruz, assim como Paulo, que não se envergonhava do Evangelho.



Soli Deo Gloria.



Luiz Brito.

2 comentários:

  1. Perdoe-me, mas apesar de não entrar no mérito do texto pois entendi muito bem o que o texto quis passar, sugiro reavaliar alguns vídeos. O vídeo de Ana Paula Valadão descrito, em momento algum ela fala sobre repreender as fezes do animal conform exposto, muito pelo contrário, basta ver e entender o contexto da mensagem, que em momento algum faldessa maneira. Se não querido, vai parecer que este texto foi colocado com intenção de desunir e causar contenda no meio evangélico, um abraço e obrigado, Paz.

    ResponderExcluir
  2. Acima, mais uma que 'se afogou' na Lagoinha, enquanto Valadão engatinhava na fé..."Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus" 1Co 10.32

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Frases de Quem Sabia o que Falar!!!

  • Ao olhar-se no espelho de Romanos 3 verá que está descrito em termos nada louváveis à sua justiça própria, mas ali estará descrito como morto, guiado pelos espíritos malignos, distanciado de Deus, nas trevas, pecaminoso e condenado" (Elias Lopes)
  • “Se porventura conseguirmos atingir uma genuína compreensão desta Epístola [Romano], teremos aberto uma amplissima porta de acesso aos mais profundos tesouros da Escritura.” (João Calvino)
  • “Verdadeiro arrependimento é parar de pecar.” (Ambrósio)
  • "Só usamos o termo "Calvinista" como apelido...A doutrina que chamamos de Calvinismo, é a mesma que encontramos nos escritos de Agostinho, que é a mesma dos escritos do Apóstolo Paulo, que é a mesma ensinada por Cristo...o Calvinismo é o evangelho e nada mais" (Charles Spurgeon)
  • “Um simples cristão com a Bíblia na mão pode dizer que a maioria está errada.” (Francis Schaeffer)